by admin | 28/11/2018 10:29
A legislação caracteriza o acidente de trabalho como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa provocando lesão que impeça o trabalhador de exercer suas atividades laborais.
É o que afirma o artigo [2]19[3] da Lei 8.213[4]/91:
Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
No caso de acidente sofrido pelo segurado no trajeto até a empresa, a Lei 8.213[4]/91 defende a equiparação ao acidente ocorrido no local de trabalho.
Neste caso, observa-se o que afirma o artigo 21, inciso IV:
Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:
IV – o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:
Nesse caso, se algum empregado sofrer um acidente no caminho para a empresa ou para casa, é necessário emitir a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) à Previdência Social.
Salienta-se que a equiparação do acidente de trajeto ao acidente de trabalho é, na maioria das vezes, utilizada para fins previdenciários, como por exemplo, auxílio doença por acidente de trabalho.
Fonte: Jusbrasil
SindesvDF – Sempre Vigilante em Defesa da Categoria
Source URL: https://sindesvdf.com.br/news/acidente-de-trajeto-e-considerado-acidente-de-trabalho/
Copyright ©2024 unless otherwise noted.