Reunião da direção do SINDESV-DF no CEREST discute medidas protetivas para os vigilantes

by SINDESV-DF | 09/04/2020 22:27

Os diretores aproveitaram para enfatizar a importância da atividade de segurança privada

A reunião ocorreu no CEREST- Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, com a DISAT – Diretoria de Saúde do Trabalhador na manhã desta quinta-feira (09/04/2020). A Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador, Célia Regina da Costa Silva Pires, foi a responsável por conduzir a reunião, com o objetivo de apoiar os Sindicatos e acompanhar os trabalhos ora realizados frente a essa pandemia.

Os diretores do SINDESV-DF presentes na reunião foram Gilmar Rodrigues, Rogério e Florismar, que apontaram as dificuldades encontradas, principalmente na área da saúde, como os fornecimentos dos EPI’s necessários para proteção dos vigilantes.
A equipe também relatou como estão realizando as fiscalizações nos postos de serviço e quais providências o Sindicato tem tomado diante dos problemas pontuais existentes nesses locais.

A reunião possibilitou mais esclarecimentos dos cuidados que são devidos para o enfretamento da pandemia, dentre os quais destacamos a troca de máscara a cada 2h, lavar as mãos com água e sabão e uso do álcool em gel com frequência. Além disso, foi alertado sobre os cuidados com os uniformes dos vigilantes: após o plantão o vigilante deverá retirar o uniforme, colocá-lo em uma sacola, chegando em casa, deverá tirar os sapatos do lado de fora da casa, espirrar álcool líquido e retirar as próprias vestimentas, fazendo a lavagem diária dos uniformes e das roupas usadas no trajeto ao trabalho. Esse cuidado deve ser diário para evitar o contágio, tendo em vista que o vírus é muito resistente e poderá permanecer em roupas e objetos por até 48h.

Célia Regina comprometeu-se em produzir um documento direcionado às empresas que prestam serviço aos hospitais, Visan, Ipanema, Brasília e AC Segurança, igualmente, aos hospitais, com orientações para que se lembrem dos vigilantes. Os diretores aproveitaram para enfatizar a importância da atividade de segurança privada, tida como serviço essencial e do grande risco que os vigilantes estão correndo nas unidades de saúde do DF. Ela ficou de verificar de quem é a responsabilidade pelo fornecimento dos EPI’s e cobrar energeticamente a distribuição dos mesmos.

A Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador reforçou sobre a importância do isolamento social, e enfatizou que o DF já se encontra em contaminação comunitária e o isolamento social, para quem pode, deve ser priorizado, afim de minimizar o contágio pelo novo coronavírus.

Source URL: https://sindesvdf.com.br/news/reuniao-da-direcao-do-sindesv-df-no-cerest-discute-medidas-protetivas-para-os-vigilantes/