Revisão trabalhista gera empregos na Espanha

by SINDESV-DF | 30/03/2022 9:12

Os trabalhadores que praticam a democracia no local de trabalho são os que constroem a democracia na sociedade.

Em entrevista ao jornal O Globo, dia 29, a segunda vice-primeira-ministra e ministra do Trabalho da Espanha, Yolanda Díaz, afirma que, “apesar da polarização política que vemos nos parlamentos e na mídia, a maioria das pessoas quer acordos e um mínimo de calma e previsibilidade”.

Yolanda foi responsável por articular a nova reforma trabalhista espanhola, no final do ano passado, que reverteu, em parte, a liberalização do mercado implementada em 2012, pelo então governo conservador.

Na comparação entre fevereiro deste ano com o mesmo mês de 2021, a Espanha registrou alta de 139% nos empregos formais. Resultado da revisão trabalhista.

Encontro – Nesta quarta (30), Yolanda Díaz discursa em um encontro promovido pela Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e o Grupo de Puebla, formado por lideranças de esquerda. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar do evento. Depois, a ministra irá a São Paulo se encontrar com empresários e sindicalistas.

Popularidade – Segundo pesquisa do Centro de Investigações Sociológicas, Yolanda Díaz é a política mais popular da Espanha. Ela é tida como possível sucessora do atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez.

Trechos da entrevista:

Resultados: A reforma supõe uma profunda mudança em nosso sistema de relações trabalhistas. Ela combate diretamente o trabalho temporário e a precariedade. Desde a aprovação, os dados sobre contratos permanentes são espetaculares. A reforma está contribuindo pra melhorar a qualidade do trabalho na Espanha.

Negociação: Foi longa e complexa. Primeiro, com sindicatos e associações patronais mais representativos, depois com as forças parlamentares. Quando conseguimos o acordo entre trabalhadores e empregadores, a proposta quase caiu no Congresso. É possível chegar a acordos entre pessoas que pensam de forma diferente. Apesar da polarização política, a maioria das pessoas quer acordos, calma e previsibilidade.

Pandemia: No período, ficou claro que as velhas receitas de austeridade, desvalorização salarial e demissões não funcionam. A pandemia nos ajudou a ver que precisávamos nos fazer novas perguntas para buscar novas respostas.

Sindicatos: Os trabalhadores que praticam a democracia no local de trabalho são os que constroem a democracia na sociedade. Sem Sindicatos fortes, é impossível que o mercado de trabalho não se transforme numa selva.

Futuro: Com a inflação do aumento dos preços da energia, enfrentamos hoje uma nova crise. Nosso principal objetivo é proteger os empregos, os salários e o tecido produtivo. Também é necessário avançar para uma economia mais equilibrada e verde. O futuro do trabalho será o que queremos que seja, porque trabalho e democracia estão intimamente ligados.

FONTE: O GLOBO
Via: Agência Sindical

Source URL: https://sindesvdf.com.br/news/revisao-trabalhista-gera-empregos-na-espanha/