Secretaria de Saúde do DF retira professores e agentes de segurança de grupo prioritário de vacinação

by SINDESV-DF | 14/01/2021 11:18

Plano distrital de imunização, divulgado no fim do ano passado, previa aplicação de doses nesses profissionais em quarta fase. Segundo pasta, mudança segue diretrizes do Ministério da Saúde.

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) retirou professores e agentes de segurança pública dos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19[1] na capital. O plano distrital de imunização, divulgado pela pasta no mês passado[2], previa aplicação de doses nesses profissionais em um quarta fase, a depender do total de vacinas disponibilizado.

Segundo a SES-DF, a retirada de professores e agentes de segurança segue uma diretriz do governo federal.

“A Secretaria de Saúde esclarece que as fases do plano de vacinação foram definidas pelo Ministério da Saúde. O plano inicial do Ministério previa quatro fases. Com a mudança no plano nacional para três fases, a Secretaria de Saúde atualizou o documento”, disse em nota.

Novas diretrizes

Ao todo, a pasta prevê vacinar 604,8 mil pessoas nas primeiras três fases da imunização no DF. O plano atualizado também traz novas diretrizes para a campanha na capital. Segundo o documento, não devem receber a vacina:

  • Pessoas menores de 18 anos de idade;
  • Gestantes;
  • Pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina Covid-19;
  • Pessoas que apresentaram uma reação anafilática confirmada a qualquer componente da(s) vacina(s).

A SES-DF afirma que as contraindicações também estão previstas no plano do Ministério da Saúde. De acordo com o documento, “os grupos [prioritários] previstos são preliminares, passíveis de alteração a depender das indicações da vacina após aprovação da Anvisa, assim como as possíveis contraindicações”.

O plano, no entanto, não traz datas para o início da campanha. O governo do DF não comprou doses próprias de imunizantes e vai seguir o cronograma do Ministério da Saúde, que ainda não foi divulgado. Também não há vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa[3]). Porém, duas farmacêuticas já entraram com pedidos de uso emergencial[4].

“O início da vacinação vai seguir as datas previstas pelo plano do Ministério da Saúde. Assim que as doses chegarem, a Secretaria de Saúde estará apta a iniciar a vacinação para os grupos da primeira fase”, afirma o secretário adjunto de Assistência à Saúde do DF, Petrus Sanchez.

Treinamento e divulgação

Vacina russa Sputnik V poderá ser fabricada em Santa Maria, no DF

De acordo com o governo do DF, terá início, na próxima segunda-feira (18), o treinamento de profissionais de saúde que vão atuar na vacinação contra a Covid-19 na capital. O GDF afirma que “além de cadastrar [os usuários] no sistema, [será necessário] passar as informações à população com relação aos possíveis efeitos adversos da vacina”.

O plano de imunização distrital também prevê a realização de uma campanha de divulgação. Segundo o documento, os esforços vão seguir “um planejamento de acordo com a evolução de cada etapa da vacinação começando com mensagens de antecipação e preparação, passando em seguida para a próxima fase de informação à população com clareza”.

“Com o intuito de esclarecer todo o processo de vacinação, que vai desde a distribuição da vacina até a aplicação do usuário, com a desmistificação de crenças negativas e as Fake News, será elaborado um cronograma de comunicação sobre: o tipo de vacina a ser aplicada, o público alvo, as unidades de saúde em que a vacina será aplicada, as fases da vacinação com seus respectivos prazos e o balanço semanal do quantitativo de doses aplicadas.”

Fonte: G1 DF

Endnotes:
  1. Covid-19: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/
  2. divulgado pela pasta no mês passado: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/12/18/covid-19-df-pretende-vacinar-600-mil-pessoas-nas-primeiras-fases-de-imunizacao-veja-detalhes-do-plano.ghtml
  3. Anvisa: https://g1.globo.com/tudo-sobre/anvisa/
  4. já entraram com pedidos de uso emergencial: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/01/10/uso-emergencial-da-coronavac-entenda-requisitos-da-anvisa.ghtml

Source URL: https://sindesvdf.com.br/news/secretaria-de-saude-do-df-retira-professores-e-agentes-de-seguranca-de-grupo-prioritario-de-vacinacao/