SINDESV-DF fiscaliza unidade de vacinação e orienta vigilantes que trabalham nesses locais para os devidos cuidados.

by SINDESV-DF | 10/06/2021 15:00

O Sindicato dos Vigilantes do DF esteve no ginásio de São Sebastião-DF, local cedido pela administração da cidade para vacinação da população, para verificar se o local oferecia algum risco para os vigilantes que prestam serviço no local.

Constamos que a caixa onde são colocados os descartes, como agulhas e seringas, após a vacinação, ficam abertas até que a mesma esteja cheia e, após é lacrada para o devido descarte, que é feito apenas por profissionais qualificados para essa tarefa.

Alguns vigilantes ficaram preocupados com a caixa de descarte aberta e, por isso, fomos ao local para verificar a situação e fomos orientados a tranquilizar os vigilantes, informando aos mesmos que este procedimento está correto e a caixa será lacrada assim que estiver cheia.

Apesar de termos ido a uma unidade de vacinação, a orientação feita por profissional da Saúde do GDF serve para todos os vigilantes que prestam serviço em postos de vacinação é a seguinte:

Orientações sobre os cuidados a serem tomados pelos vigilantes nos locais de vacinação.

Para evitar o risco de contaminação pelos descartes dos materiais de vacinação, orientamos os vigilantes a não mexer nas caixas de coletor de materiais perfurocortantes. Pois o manuseio incorreto pode ocasionar transmissão infecciosa. Esses materiais dentro das caixas não oferecem risco, desde que sejam manuseados por pessoas especializadas.

Pela manhã os insumos são entregues às unidades de vacinação pela vigilância epidemiológica. O descarte dos materiais perfurocortantes, que são as agulhas e seringas, é feito nessas caixas. Que só devem ser devolvidas após alcançar o nível máximo de preenchimento. Vamos nos manter atentos, evitando qualquer risco de contaminação.

 

Source URL: https://sindesvdf.com.br/news/sindesv-df-fiscaliza-unidade-de-vacinacao-e-orienta-vigilantes-que-trabalham-nesses-locais-para-os-devidos-cuidados/