Sindicato do DF cobra vacinação após mais três mortes de vigilantes

by SINDESV-DF | 26/03/2021 13:40

Categoria enviou um ofício ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), argumentando a necessidade da imunização rápida da categoria

Foto: Metrópoles

Após o aumento de mortes de vigilantes[1] nas últimas duas semanas, o Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal (Sindesv-DF)[2] encaminhou um ofício ao governador Ibaneis Rocha (MDB)[3] pedindo que a categoria tenham prioridade na vacinação contra a Covid-19[4] no DF. Nesta quinta-feira (25/3), foram confirmadas mais três mortes em decorrência da doença entre esses profissionais.

Segundo o documento, que também foi encaminhado ao presidente da Câmara Legislativa (CLDF)[5], Rafael Prudente (MDB), estão expostos ao novo coronavírus e precisam ser imunizados tanto os vigilantes quanto os profissionais que transportam valores, representados pelo Sindicato dos Empregados de Transporte de Valores (SindValores)[6].

O texto argumenta que o vigilante é “a primeira pessoa à frente de qualquer órgão público ou privado a ter contato com o usuário”. Já aqueles que transportam valores estão “em contato diário com caixas eletrônicos, locais altamente contaminantes”.

Para o Sindesv-DF, a confirmação de mais três mortes de vigilantes no DF, totalizando 35 desde o início da pandemia, é exemplo da necessidade de uma atenção maior do poder público. Segundo as contas do sindicato, o número de casos entre os profissionais do setor chegou a 2.100.

A mais recente vítima é Tarcísio Oliveira Queiroz, 54 anos. Ele ficou internado no Hospital Maria Auxiliadora, mas não resistiu à doença e morreu na noite dessa quarta-feira (24/3). Ele deixa esposa e filhos.

Espanto com aumento repentino

O grande aumento de mortes de companheiros de profissão assusta Gilmar Rodrigues, diretor de comunicação do Sindesv-DF. “Antes, a média era de dois por mês. Eu acredito que a explicação seja o aumento dos casos de maneira geral na população”, comenta.

Segundo o líder sindical, a categoria vinha enfrentando menos casos nos últimos meses graças à vacinação daqueles que trabalham em hospitais (foto em destaque) e postos de saúde do DF. “Dos 20 mil em Brasília, 3 mil foram vacinados. Isso é 15% do total. Da saúde mesmo, não morreu mais nenhum”, diz, com alívio.

Para Gilmar Rodrigues, o caminho para evitar o aumento dos casos é a informação. “Estamos distribuindo máscaras, andando nos postos e orientando no local de trabalho sobre as medidas de proteção”, acrescenta.

Na lista de prioridade em 15 dias

Em vídeo publicado em suas redes sociais nesta tarde, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) afirmou ter conversado nesta quinta-feira com o governador Ibaneis Rocha sobre a necessidade de incluir vigilantes – categoria a qual representa – e garis na fila de prioridade de imunização contra a Covid-19 no DF[7].

Fonte: Metrópoles

Endnotes:
  1. aumento de mortes de vigilantes: https://www.metropoles.com/distrito-federal/covid-19-tirou-a-vida-de-sete-vigilantes-no-df-nos-ultimos-14-dias
  2. Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal (Sindesv-DF): https://sindesvdf.com.br/news/
  3. Ibaneis Rocha (MDB): https://www.metropoles.com/tag/ibaneis-rocha
  4. Covid-19: https://www.metropoles.com/tag/coronavirus
  5. Câmara Legislativa (CLDF): https://www.cl.df.gov.br/
  6. Sindicato dos Empregados de Transporte de Valores (SindValores): https://www.sindvalores.com.br/site/
  7. fila de prioridade de imunização contra a Covid-19 no DF: https://www.metropoles.com/colunas/janela-indiscreta/ibaneis-inclui-25-categorias-na-proxima-fase-da-vacinacao-veja-quais

Source URL: https://sindesvdf.com.br/news/sindicato-do-df-cobra-vacinacao-apos-mais-tres-mortes-de-vigilantes/