VOCÊ SABIA? Cadeiras ergonômicas para os vigilantes. Saiba como foi esta luta.

by SINDESV-DF | 05/07/2022 8:05

Os vigilantes, principalmente de bancos, passavam 12 horas em pé, com pequenos intervalos para refeição e necessidades fisiológicas. O resultado deste trabalho em pé, praticamente ininterruptamente, era problemas na coluna, varizes, em alguns em estado grave, cansaço, dentre outros males que afetavam o vigilante em seu posto de serviço.

O Sindicato dos Vigilantes do DF travou uma grande luta para que bancos e outros postos de serviço fornecessem cadeiras ergonômicas para que os vigilantes pudessem revezar entre ficar em pé e ficar sentado. Tivemos que recorrer à Justiça e brigar pelo cumprimento das TACs (Termo de Ajuste de Conduta) entre os Sindicato dos Vigilantes e as direções dos bancos que foram assinadas. Na época, o Banco de Brasília, BRB, foi um dos que mais resistiu ao cumprimento das decisões, além da NR 17, Norma Regulamentadora número 17 que trata da ergonomia no ambiente de trabalho.

Durante a nossa luta junto aos Bancos BB, Caixa e BRB, aconteceu um fato muito importante e que repercutiu para todos os vigilantes de outros estados. A Caixa, ao cumprir a NR 17, mandou comprar as cadeiras ergonômicas para os vigilantes do DF e para todas as demais agências em todo o Brasil, beneficiando a categoria de segurança privada em locais que ainda nem se pensava nessa luta.

Em 2017, junto com o deputado Chico Vigilante, travamos uma luta para que o Hospital de Base cumprisse as normas do Ministério do Trabalho e fornecesse cadeiras ergonômicas para os vigilantes.

Graças a nossa luta, hoje é possível chegarmos a um estabelecimento bancário e ver o vigilante sentado, conforme é seu direito.

O presidente do SINDESV-DF, Paulo Quadros, que durante alguns anos foi Secretário de Políticas Sociais do Sindicato, estava em constante contato com os companheiros e companheiras da CIPA e estava à frente da luta por melhores condições de trabalho para os vigilantes. Uma luta que rendeu muitas conquistas para a categoria e hoje, como presidente, está sempre atento às condições de trabalho dos vigilantes em seus postos de serviço.

Source URL: https://sindesvdf.com.br/news/voce-sabia-cadeiras-ergonomicas-para-os-vigilantes-saiba-como-foi-esta-luta/