A primeira rodada de jogos de abertura da 1ª Copa Intersindical começou às 9h da manhã, neste domingo (6), com partidas simultâneas nas 2 quadras de futebol society da unidade do Sesc em Taguatinga Sul. O torneio seguiu o decreto do Governo do Distrito Federal, que proíbe a participação de público em competições esportivas. Ao todo cinco partidas e dez times marcaram o início do campeonato de futebol nesta manhã, com jogos de 40 minutos de duração.
Para realizar a abertura oficial da competição, restrita devido ao cenário pandêmico, estiveram presentes em campo o presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio), José Aparecido da Costa Freire, o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva e a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara.
Responsável pelo pontapé inicial do primeiro duelo entre os times compostos por atletas amadores, o time do Sindicato dos instrutores e empregados em auto e moto escolas do DF (Sieame-DF), enfrentou a equipe da Federação dos Trabalhadores no Comércio e no Setor de Serviços do Distrito Federal (Fetracom-DF).
O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, destacou o objetivo em promover e organizar a competição, inédita entre comerciários dos sindicatos. “O esporte é a melhor maneira de promover a interação, o intercâmbio e o espírito desportivo na sociedade. Incentivar a participação das categorias sindicais da capital e conseguir que se sintam prestigiados é o nosso maior intuito. Nesta primeira edição do evento conseguimos a adesão de 11 sindicatos do DF. A expectativa é que na próxima temporada, pela organização e resultados alcançados, esse número cresça ainda mais”, aponta José Aparecido.
O dia nublado no Distrito Federal e com temperatura mais amena, animou técnicos, jogadores e reservas que não pouparam energia e entusiasmo no primeiro dia de competições. De acordo com o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, a coordenação de esporte e lazer da entidade se empenhou junto à Fecomércio-DF, para estruturar a 1ª Copa Intersindical com todo o profissionalismo, estrutura física e atenção que o evento exige. “O Sesc-DF se destaca entre os seus eixos de atuação na capital, com atividades intensas e prestação de serviços na área de esporte e lazer. O futebol é uma modalidade esportiva que une, agrega e sobretudo carrega muito significado. Promover um campeonato de futebol com a participação dos integrantes das nossa base sindical, enaltece a importância e o objetivo da prática desportiva”, salienta o diretor regional do Sesc-DF.
No campo vizinho, também às 9h da manhã, se enfrentaram os times do Sindicato dos Empregados em Estacionamentos e Garagens Públicas e Privadas do Distrito Federal (Seeg-DF), contra o Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF). Responsável pelo pentapé inicial desta partida de abertura, a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, esteve a caráter para a abertura oficial dos jogos. Usando uma saia customizada por alunos do Senac-DF, e confeccionada com camisas de todos os times participantes da primeira edição da Copa Intersindical, a peça de roupa destacou os times da competição. Karine Câmara parabenizou a iniciativa. “O futebol também constitui a alma do nosso país, traz alegria, incentiva a integração entre as pessoas e neste evento estimulamos a confraternização e damos a oportunidade dos trabalhares interagirem por meio da prática do esporte”, declarou a diretora regional do Senac-DF.
O gerente da unidade operacional do Sesc de Taguatinga Sul, Élisson Fabrício de Oliveira, assegura que todos os protocolos sanitários também estão sendo cumpridos no campo, nos bancos de reservas e para quem circula pelo prédio para garantir a segurança, tanto dos atletas amadores, quanto dos colaboradores do sistema Fecomércio-DF (Sesc, Senac e Instituto Fecomércio) durante a competição. “Exigimos o distanciamento, o uso de máscara nas dependências da unidade, a oferta permanente de dispenses de álcool em gel para higienização das mãos, ressaltando que também cumprimos a exigência de ausência de público nesta temporada, conforme as exigências legais do Distrito Federal”, explica o gerente da unidade.
Jogos
Quem abriu o placar do campeonato, marcando o primeiro gol do dia, foi Deivison de Souza, pela equipe do Sindesv-DF. O jogador emplacou a bola na rede em um gol de pênalti. E não faltou show de futebol e bolas na rede neste domingo.
O secretário geral do Sindicato dos Vigilantes(Sindesv-DF), Moisés Alves da Consolação, assistiu a estreia do time e parabenizou a Fecomércio-DF pela realização da Copa Intersindical. “Essa foi uma das maiores iniciativas que acompanhei e apoiei. Também sugeri a participação dos sindicatos laborais, que foi acatada pela alta gestão do Sistema Fecomércio e hoje se concretiza o evento, que é um grande incentivo e uma forma de integrar as organizações sindicais”, acredita.
Quem também levou a melhor neste primeiro dia de Copa Intersindical a equipe do Sindicato dos Trabalhadores, Saúde do Trabalhador (Sintramacon – DF), que venceu de goleada a equipe rival do Sindicombustíveis-DF, marcando 8 gols em uma única partida, encerrando o placar em 8 a 2, pelo Grupo A.
O presidente do Sindicombustíveis-DF, Paulo Tavares, vestiu a camisa e entrou no jogo para defender a equipe. Segundo o presidente do sindicato, a competição une as categorias sindicais e promove oportunidades. “É uma iniciativa sensacional da Fecomércio-DF. É muito importante que os sindicatos se inter-relacionem, tanto segmentos laborais, quanto patronais, promovendo as relações humanas, fortalecendo os negócios no ambiente para o trabalhador, por meio Sesc e da Fecomércio, isso é importantíssimo”, conclui.
Ainda pelo Grupo Grupo A, Sieame-DF e Fetracom-DF empataram com 5 gols cada. Já pelo Grupo B, o Sindesv-DF também marcou nada mais, nada menos, que 5 gols, vencendo o Seeg-DF por 5 a 2. O coordenador técnico do Sindesv-DF, Gilmar Rodrigues de Azevedo, atribui a vitória e o bom desempenho da equipe de jogadores amadores, formados por vigilantes do DF, ao espírito desportivo e o comprometimento em contribuir com a participação da categoria no evento. “Aceitamos o convite, formamos o time em tempo recorde, e estamos muito entusiasmados com a Copa Intersindical. Temos as melhores expectativas e vamos trabalhar pra vencer a final. Entramos pra brigar pelo título”, defende.
Quem também estreou com goleada no primeiro dia da Copa Intersindical, foi a equipe do Sindicato dos Trabalhadores, nas indústrias, transporte, armazenamento (Sintrabe-DF), que marcou 7 gols, garantindo a vitória contra o Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal (Sindicom-DF) por 7 a 3, pelo Grupo C.
Também pelo grupo C, o Sindclubes-DF não deixou por menos e emplacou 7 gols, encerrando o placar contra a equipe rival, do Sindivarejista-DF, por 7 a 1.
Prestigiando o evento, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Edson de Castro, afirmou que a iniciativa em realizar o evento esportivo entre os sindicatos é bem-vinda e favorece a todos. “É uma excelente maneira de unir os sindicatos, trazer aproximação e fortalecer o vínculo entre a Fecomércio-DF e os sindicatos”, declarou.
Acompanhe 1ª COPA INTERSINDICAL FECOMÉRCIO-DF de perto!