Senado realiza audiência em homenagem aos 60 anos do Dieese

José Maria-Dieese
Zenaide Honório (Presidenta do DIEESE), Paulo Paim (PT/RS) e José Maria de Oliveira (Coordenador Regional do DIEESE e Diretor do SINDESV-DF)

No próximo 22 de dezembro, o DIEESE comemora 60 anos. Para marcar a data, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado realizou em 24 de novembro uma audiência pública em homenagem aos 60 anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A reunião teve a participação da presidenta do Departamento, Zenaide Honório, da coordenadora de Estudos e Desenvolvimento da instituição, Ângela Maria Schwengber, de representantes de centrais sindicais e do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O Coordenador Regional do DIEESE e Diretor do Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal (SINDESV-DF), José Maria de Oliveira, também participou do evento. A homenagem foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

O Departamento foi criado em 1955 pelo movimento sindical brasileiro para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Ao longo de sua história, a instituição conquistou credibilidade nacional e internacional, sendo reconhecida como órgão de produção científica nas áreas de emprego, renda, negociação coletiva e políticas públicas.

O DIEESE atua nas áreas de assessoria, pesquisa, educação, sob os eixos temáticos de emprego, renda e negociação coletiva. Um dos estudos mais conhecidos, feitos regularmente pelo Dieese, é sobre o custo estimado da cesta básica. A pesquisa é realizada mensalmente, em 18 capitais brasileiras. Outra análise famosa da instituição compara os salários e as condições de trabalho internacionalmente e traz informações sobre diversas carreiras.