FUTSAL UNE COMUNIDADE EM PROL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Há 17 anos na atividade, o vigilante Renato Silveira de Santana (Renato Buiu) toca um emocionante projeto que transforma a vida de crianças e adolescentes em sua comunidade, o Recanto das Emas e regiões próximas, e ainda ajuda famílias carentes com cestas básicas que tenham algum integrante participando do projeto.
O Projeto Toque de Fé iniciou em 2012 após ser colocado em prática um sonho do idealizador Renato (Buiu), sonho esse que sempre foi de transmitir para as crianças da sua comunidade a sua vivência no esporte, em especial na modalidade de futsal. Seis crianças deram início ao seu sonho, entre elas seus dois filhos Philipe e Junior que na época tinham 11 e 09 anos de idade. Eram 02 horas de treino em uma quadra da comunidade com apenas uma bola e com nenhuma experiência dando aula, só que o desejo de transmitir para aqueles garotos muito mais do que somente o futsal mas, transmitir também o “Amor de Jesus Cristo o qual eu tinha conhecido e estava apaixonado e louco para que aquelas crianças também conhecessem”.
LANCHE – Os dias passaram e a quantidade de crianças foi aumentando e os desafios também. Renato Buiu começou a perceber que várias crianças estavam indo para a atividade sem tomar café da manhã e então, ele passou a levar lanche para elas, apesar de muitas vezes não ter condições de comprar o lanche. Sua mãe, a sogra e a sua esposa começaram ajudá-lo para que continuasse a dar lanche para as crianças. Os anos foram se passando e a quantidade de crianças continuava aumentando e as dificuldades para manter e continuar o projeto também. “Por várias vezes vinha a vontade de desistir por falta de condições e de apoio para o social”, afirma Renato Buiu. Mas em meio a todas essas dificuldades, ele acredita que Deus foi levantando pessoas para que, através de orações e incentivos, pudesse tocar o projeto e aumentasse a sua vontade de fazer o melhor para a comunidade e, ao mesmo tempo, voltar a estudar.
APOIO AOS PAIS – Nesses anos todos, muitas crianças e famílias já passaram pelo Projeto Toque de Fé, e atualmente 95 crianças, entre 06 e 16 anos são atendidas (meninos e meninas) com o apoio de voluntários, com aulas de Futsal, quatro vezes na semana em quadra de esportes da comunidade. Além disso, os alunos têm acompanhamento escolar, estudos de princípios e valores Cristãos, que tem colaborado para um bom desenvolvimento dentro e fora de quadra, sendo assim um apoio aos pais e buscando um futuro melhor para essas crianças e adolescentes.
Renato nasceu em 17/09/1980 e entrou na vigilância pela empresa Reman, passou para a Global, depois para a Soberana e atualmente está na Global e presta serviço no Detran depósito da Asa Norte. Ele é casado há 22 anos com Suellen Aguiar e é pai de três filhos, Philipe 21 anos, Júnior 19 anos e Ágata 10 anos.
O Projeto não tem qualquer mensalidade e para adquirir uniformes para os alunos, são feitas vaquinhas com o apoio de professores, pais e amigos que se simpatizam com o projeto.
REGRAS – Atualmente para que os alunos participem de Campeonatos e Torneios eles precisam seguir as três regras básicas do Toque de Fé que são: Ter boas notas, ter bom comportamento em casa e frequência nos treinos.
Entre os desafios de comprar materiais esportivos, participar de torneios, campeonatos, lanche para os alunos, também tem o desejo de ter um local que possa ser a sede do projeto com local de atendimento para novas modalidades esportivas que são almejadas por Renato.
Venha ser mais um nesse time e marcar um golaço como parceiro desse projeto. Eles precisam de patrocínios e doações
Contato: 98416-0036/ Renato
98520-6691/ Suellen
PIX: toquedefedf@gmail.com
Instagram: @_toquedefe