Respeito às Mulheres!

Sindesv-DF faz ato de repúdio a assédio moral e sexual na Agência Nacional de Águas

ato-agil-ana_1
Diretores do Sindesv-DF e da CNTV foram até a ANA para denunciar o assédio sofrido por uma companheira

As trabalhadoras que prestam serviço na Agência Nacional de Água pela empresa Ágil Segurança vinham sofrendo assédio moral e sexual, causando grandes transtornos às vítimas dessa violência. Em resposta o Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF) realizou um ato de repúdio na manhã do dia 21 de novembro em frente à sede do órgão, no Setor Policial Sul.
Diretores da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), do Sindesv-DF, da CUT Brasília e de vários outros sindicatos estiveram no local para apoiar as vítimas e denunciar a prática à população e funcionários da ANA.
O caso chegou ao Sindesv-DF na semana anterior. No dia 17/11, a entidade enviou ofício à ANA, Ágil Segurança e ao Ministério Público. No dia seguinte o assediador já foi retirado do local, conforme exigência do Sindicato.
Segundo a diretora do Sindicato e secretária de Assuntos de Mulheres da CNTV, Elenilde Ilorca, o ato serviu para deixar claro que esse tipo de prática não será aceito.
“Mesmo que o assediador já tenha saído decidimos manter o ato para denunciar o assédio moral e sexual. É inadmissível que ainda exista assédio moral e sexual nos locais de trabalho. Vamos continuar denunciando, qualquer que seja a empresa e o órgão. Não vamos ficar calados diante de tamanhos abusos”, assegurou Elenilde.
O deputado distrital Chico Vigilante (PT/DF) divulgou uma nota sobre o caso. “Repudio com veemência esse tipo de violência praticada por pessoas que se prevalecem de posições de chefia para abusarem moral e sexualmente de mulheres nos órgãos públicos”, escreveu o parlamentar.
“Casos assim são inaceitáveis em uma sociedade pretensamente democrática e justa, como a brasileira. Informo, ainda, que irei encaminhar essa denúncia gravíssima à Delegacia Especial de Apoio à Mulher para que seja apurado com o rigor”, continuou o deputado.

ato-agil-ana_2
Mulheres Vigilantes fizeram panfletagem na portaria da ANA denunciando os abusos que vinham ocorrendo no órgão.

Com informações da CNTV e Ascom Chico Vigilante