20 DE JUNHO – Dia do Vigilante.

Uma nação de guerreiros que ajuda no fortalecimento da atividade com muita luta

O dia 20 de junho é uma data muito especial, pois comemoramos o Dia Nacional dos Vigilantes. Não é só comemorar esta data e sim reafirmar a importância da atividade de segurança privada que ganha cada vez mais importância diante da dura realidade que vivemos com a crescente violência no DF e em todo o Brasil

Zelar pelo patrimônio público e privado, defender a vida e interagir com o público com informações e atendimento estão entre as principais tarefas do vigilante, que ele exerce com dedicação e profissionalismo. Categoria essencial, foi fundamental durante os piores momentos da pandemia e exposta ao risco diariamente.

Os vigilantes do DF estão entre os mais combativos do Brasil, através de muita luta e mobilização, tiveram grandes conquistas com o apoio de seu Sindicato, o primeiro do Brasil a organizar a categoria e realizar a primeira greve em 1979, ainda durante a ditadura militar e que enfureceu o presidente da República à época, João Figueiredo.

Desde o princípio mostramos que não nos intimidamos e foi graças a essa coragem e determinação que conquistamos e avançamos em nossas reivindicações. Dificilmente encontraremos um vigilante desta época, que não reconheça o valor do SINDESV-DF na transformação das suas vidas e a valorização profissional. Podemos destacar:

-Convenção Coletiva de Trabalho;

-Jornada 12 x 36;

-Tíquete alimentação;

-Uniforme pago pela empresa;

-Piso salarial;

-Cláusula da continuidade;

-Plano de Saúde;

Área de Lazer;

-Adicional de Risco de Vida;

-Seguro de vida em grupo, dentre outras conquistas arrancadas na luta.

Infelizmente, alguns vigilantes chegam e encontram tudo pronto e acham que sempre tivemos todos esses benefícios e conquistas. Ignoram a nossa história de luta, as batalhas que travamos para conquistar cada cláusula da nossa CCT e o esforço maior ainda para manter tudo o que temos.

Alguns outros, acham que não precisam do Sindicato para nada, o que não é verdade. Até quando tem mudança de empresa no seu contrato, eles precisam do Sindicato para acompanhar a transição, conferir, cobrar se algo tiver errado e até denunciar aos órgãos competentes a sonegação de direitos. Além disso, muitos que se sentem assim, mais cedo ou mais tarde, sofrerá uma injustiça, uma perseguição ou a sonegação de algum direito e a única porta que o vigilante encontra aberta é a do seu Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal.

Felizmente, as boas notícias é que muitos vigilantes reconhecem a importância do Sindicato. Tanto é verdade que nossa recepção recebe centenas de trabalhadores para resolver suas pendências do dia-a-dia e é cada vez maior o índice de vigilantes e demais trabalhadores que acreditam que o Sindicato é importante e fundamental para manter o que temos e avançar cada vez mais.

Valorizar o vigilante, exigir melhores condições de trabalho, fiscalizar e enfrentar os ataques à nossa atividade é a nossa missão.

Parabéns Vigilantes pelo seu dia.