Professores serão vacinados antes dos profissionais de segurança no DF

Professores estão à frente dos profissionais de segurança na de lista prioridade para receber a vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo vice-governador Paco Britto (Avante) durante entrevista à Rádio CBN, na manhã desta quarta-feira (3/2). Ele informou ainda que a imunização dos docentes deve ocorrer em março, caso as doses da vacina cheguem nas datas previstas.

De acordo com o vice-governador, enquanto outros grupos, como rodoviários e taxistas, que têm contato direto com a população, não estão nos grupos prioritários, o Governo do Distrito Federal (GDF) realiza ações de conscientização e distribuição de máscaras e álcool em gel. “Hoje, estamos fazendo distribuição de álcool em gel para todos os taxistas do DF. Estamos tentando conscientizar a população. Enquanto os taxistas não estão imunizados, estamos fazendo um trabalho com essa categoria”, disse.

Na semana passada, o GDF realizou a ação na Rodoviária do Plano Piloto, com distribuição de álcool em gel. Os produtos, segundo Paco, são fruto de arrecadação de empresas privadas. “É uma parceria que estamos fazendo com o setor privado. Já distribuímos mais de 100 mil álcool gel, 50 mil máscaras, arrumamos mais 20 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva)”, destacou.

Sobre a vacinação de idosos com 80 anos ou mais, o vice-governador respondeu que o GDF tem feito campanhas para esclarecer todas as dúvidas dos cidadãos. “Não é a população, nem a secretaria do DF que está perdida, é a população do mundo. É uma pandemia mundial, que afetou países de primeiro mundo”, disse. “A campanha está sendo feita dentro do que podemos gastar com publicidade”, completou.

As dúvidas dos brasilienses a respeito da campanha de imunização, iniciada na última segunda-feira (1º/2), gerou filas e aglomerações em muitos pontos de vacinação, principalmente nos primeiros dias. No mesmo dia, a Secretaria de Saúde informou que disponibilizaria pontos de atendimento drive-thru e reativaria o Telecovid, ferramenta que seria usada para o agendamento de idosos com dificuldade de locomoção e em tratamento home care. No entanto, a população disse que não havia nenhum sistema de agendamento, apenas anotação de dados. “Vou providenciar para ser data e hora já pré-agendado por um sistema de agendamento eletrônico”, prometeu Paco.

Fonte: Correio Braziliense