Segurança privada foi considerada atividade essencial pelo governo Federal No entanto, o GDF/Secretaria de Saúde retira os vigilantes do grupo prioritário de vacinação

Desde março/2020, quando a pandemia veio com força avassaladora, os vigilantes estiveram todos os dias na linha de frente, submetidos ao coronavírus, e mais de 30 deles no DF pagaram com a vida, em hospitais, unidades públicas e privadas que não deixaram de funcionar.

Diante disso, o Sindicato dos Vigilantes do DF considera que os vigilantes estão (e devem estar) nos grupos de prioridade e aqui afirmamos que não temos intenção de furar fila, mas queremos que esses profissionais sejam respeitados e valorizados, pois estão em contato direto com pacientes com a COVID-19, com exposição direta e constante nas unidades de saúde, assim como os demais funcionários e servidores desses locais. Nos demais locais, públicos e privados, como bancos e órgãos públicos, os vigilantes são os primeiros a terem contato com o usuário e, portanto, sujeitos a contraírem o vírus.

Lamentamos profundamente que o GDF/Secretaria de Saúde não considere a importância desses profissionais, retirando-os dos grupos prioritários para receber a vacina, lembrando que bancos e hospitais, assim como outros locais, não funcionam sem a presença do vigilante.
Os vigilantes estão ansiosos pela vacina para que possam exercer suas atividades com mais tranquilidade, pois já são submetidos aos riscos inerentes à atividade e ainda estão sujeitos à COVID-19.

O Sindicato dos Vigilantes do DF fará diversas tratativas junto aos órgãos competentes para que possamos restabelecer esse importante segmento ao grupo de prioridade para a vacinação, respeitando a fila dos demais grupos prioritários.
Prioridade já para os vigilantes!

Francisco Paulo de Quadros