Sem salário, vigilantes ameaçam paralisação na Rodoviária e na Saúde

Cerca de 200 vigilantes terceirizados que trabalham na Rodoviária do Plano Piloto e na Secretaria de Saúde pretendem parar os serviços a partir das 7h desta terça-feira (17/10). A categoria alega que os profissionais ainda não receberam o salário deste mês. Os vigilantes também não teriam recebido pagamento de férias e de benefícios contratuais, como tíckets de alimentação.

O Metrópoles teve acesso ao documento do sindicato que decidiu pela paralisação dos serviços. Eles são contratados pela Aval Empresa de Segurança. Na Saúde, os serviços de vigilância serão interrompidos no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).“Até a presente data [a empresa] não efetuou o pagamento de salário e benefícios dos trabalhadores vigilantes, pagamentos estes que deveriam ser realizados até 5º dia útil de cada mês, conforme leciona a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e legislação vigente”, destaca o texto.

De acordo com o Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal (Sindesv), os trabalhadores só devem retomar as atividades quando o pagamento for efetuado.

A reportagem entrou em contato com a Aval Empresa de Segurança, com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e com a Secretaria de Saúde. Até a última atualização deste texto, nem a empresa em questão nem as pastas do GDF haviam emitido nenhum parecer.

Fonte: Metrópoles