Ato pela volta da segurança em 11 agências do DF e Entorno

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (SINTECT-DF) promoveu um ato em nome da segurança dos trabalhadores, em frente à agência de Taguatinga Centro. Isso porque a ECT decidiu suspender contratos com serviços de vigilância desarmada nessa e outros postos da Diretoria Regional de Brasília e Goiás. Ao todo, cinco agências já estão à mercê da violência, a partir desta segunda-feira, no Distrito Federal. Por isso, o sindicato levou a mobilização e informação até os usuários e colheu 165 assinaturas de clientes que, posteriormente, serão encaminhadas com ação contra a atitude da empresa.

Além dos ecetistas, o SINTECT-DF firmou parceria com o Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF), para articular as mobilizações, a fim de impedir a retirada dos vigilantes dessas unidades. Dessa união, será lançado um laudo técnico, assinado por uma empresa especializada em riscos e vulnerabilidades, que também vai compor a ação do sindicato contra a ECT.
Vale relembrar o assassinato do bombeiro reformado Francisco Antônio de Sousa Barros (56), na mesma AC Taguatinga Centro, durante um assalto à agência, no dia 6 de abril de 2015. Além da trágica morte, outra pessoa saiu ferida. Dois bandidos fugiram do local com R$ 3 mil e celulares de clientes.

Apesar do caso, a direção dos Correios insiste em afirmar que esse posto e os demais, que vão ficar sem segurança, não fazem parte do mapa de risco. Sabe-se, no entanto, que essas agências têm alto índice de assaltos. Já na época, a categoria pedia insistentemente por portas giratórias, para dificultar ainda mais o acesso de bandidos.

Sem segurança

A empresa fará supressão no Contrato 47-2014 de prestação de serviço de vigilância desarmada para Diretoria Regional de Brasília, com a redução de cinco postos: AC Taguatinga Centro, AC Taguatinga Sul, AC São Sebastião, AC Lago Norte e AC Sobradinho II, já a partir do dia 19 de junho. Para o Contrato 03-2017, haverá redução dos serviços de vigilância nos postos AC Posse, AC Abadiânia, AC Padre Bernardo, AC Novo Gama, AC Monte Alegre de Goiás e AC Teresina de Goiás, sem data prevista.

Outras agências vão receber atos do SINTECT-DF e do Sindesv-DF durante os próximos dias, para mostrar à população a necessidade de apoio aos trabalhadores, para que todos, juntos, façam pressão e exijam da empresa o respeito à vida dos clientes e dos próprios empregados. O sindicato já encaminhou, também, denúncia ao Ministério Público.

Fonte: SINTECT-DF