Brincadeira de mau gosto do presidente do sindicato patronal acaba na delegacia

A nossa Campanha Salarial não teve um desfecho ainda por conta da intransigência do senhor Irenaldo Lima, presidente do sindicato patronal que, influenciado por alguns empresários, decidiu atacar as reivindicações dos vigilantes de forma desleal e desrespeitosa.

Foi um ano extremamente duro para  a classe trabalhadora, que está em vias de conhecer todos os malefícios da Reforma Trabalhista, já aprovada e sancionada e que entrará em vigor no dia 11 novembro próximo. Aí, o senhor Irenaldo, que vem emperrando a nossa Campanha Salarial e exigindo a figura do horista que certamente trará muito desemprego, faz uma brincadeira de mau gosto com o vigilante que está em seu plantão em uma agência bancária de Taguatinga.

O senhor Irenaldo não se comportou como um verdadeiro líder que deve zelar pela atividade de segurança privada, assim como zelar pelo posto de serviço e pelo trabalhador que está executando sua tarefa. Não é o local e nem o momento para gracejo ou brincadeira tentando desestabilizar o vigilante, querendo imputar uma culpa que não cabe a ninguém (deputado Chico Vigilante, Sindesv-DF ou a categoria), a não ser a ele mesmo, o senhor Irenaldo (o Índio), a quem responsabilizamos por toda esta situação que travou a nossa Campanha Salarial, aproveitando-se da crise política, econômica  e institucional que assola o nosso País para emperrar, entrar na justiça com pedidos de liminares contra a nossa greve e depois com o Dissídio Coletivo.

O Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF) tem o dever de orientar e esclarecer a categoria, apoiar e dar estrutura às reivindicações e lutas dentro da coerência com assessoria jurídica disponível para todos os filiados. Esclarecer a categoria da realidade dos fatos não é jogar o trabalhador contra as empresas ou patrões é sim cumprir com o papel fundamental de uma entidade sindical laboral, ou seja, defender os interesses dos trabalhadores. O que for necessário para preservar os direitos dos trabalhadores, o Sindesv-DF estará empenhando em fazer. Respeitamos os patrões e exigimos o mesmo respeito com os trabalhadores.

Temos certeza que esta situação é atípica da história de luta dos vigilantes, onde sempre fomos vitoriosos em nossas reivindicações, e que em breve, iremos comemorar muitas vitórias e conquistas, pois esta é uma categoria de luta, corajosa e valente, que acompanha o seu Sindicato e sabe perfeitamente quem está do seu lado e sempre esteve.

Tanto é verdade que o vigilante não aceitou o deboche do senhor Índio em relação à Campanha Salarial, pois ele sabe quem é o responsável. Que o senhor Irenaldo pense melhor antes de provocar jocosamente aqueles que trabalham honestamente, dando lucro para as empresas, e se comporte de acordo com o que exige o seu cargo, ou seja, um mínimo de seriedade e compostura.  Por conta disso teve de ir à delegacia prestar esclarecimentos acerca de seu mau comportamento.

Quanto ao vigilante, o Sindicato o acompanhou até a delegacia e prestou-lhe todo o apoio necessário, pois agiu com profissionalismo e merece toda a nossa admiração e respeito. Aqui no Sindesv-DF é assim: mexeu com um, mexeu com todos.

Paulo Quadros
Presidente do Sindicato dos Vigilantes do DF