Secretária garante: “nenhum vigilante ficará desempregado”

A secretária de Planejamento, Leany Lemos, garantiu que nenhum vigilante perderá seu emprego na assinatura dos novos contratos de prestação de serviços de vigilância para os órgãos do GDF. A garantia foi dada ao deputado Chico Vigilante e a diretores do sindicato, na terça-feira (29/08), em audiência no Palácio do Buriti.

“Nós vamos discutir, agora, a questão do remanejamento dos vigilantes de um lugar para outro, o que não é correto”, informou o deputado.

A secretária Leany Lemos decidiu convocar uma reunião entre os diretores do Sindicato dos Vigilantes e representantes das empresas contratadas para tentar sanar o imbróglio. A reunião ficou agendada para a tarde de hoje (30/08), às 17h30.

Todo esse impasse começou com a demissões de trabalhadores pelas empresas Multiserv e Brasfort em virtude no novo contrato de vigilância com o GDF. As duas empresas, que venceram alguns dos lotes da licitação do GDF, estão descumprindo a convenção coletiva e ameaçam demitir cerca de 300 vigilantes.

De acordo o edital da licitação, baseado na convenção do sindicato, as empresas vencedoras do novo contrato devem absorver os vigilantes dos postos de trabalho da antiga empresa. A regra é estabelecida na cláusula 34ª, que trata das garantias de emprego.

Apoio da Câmara Legislativa
Mais cedo, os vigilantes foram até a Câmara Legislativa pedir apoio do poder legislativo para a causa. A mesa-diretora da CLDF delegou o vice-presidente, deputado Wellington Luiz, para tratar uma solução para o impasse.

“Só através da mobilização da categoria é possível avançar na causa. Essa causa é muito importante para a cidade”, disse.

A Câmara Legislativa também convocou o sindicato e as empresas para uma reunião com o objetivo de sanar o obstáculo.

Marcha
Na manhã de ontem (29/08), centenas de vigilantes marcharam até o Palácio do Buriti para cobrar da Secretaria de Planejamento um posicionamento contra as demissões e o remanejamento deles dos postos de trabalho. Muitos prestam serviço no mesmo local há mais 20 anos.

Fonte: Ascom Chico Vigilante