GDF sinaliza com mais redução na Secretaria de Saúde

Atenção Vigilantes que prestam serviço na Secretaria de Saúde (Hospitais, Upas, Postos e Centros de Saúde) do DF

Foto hospital
O Sindicato dos Vigilantes alerta a categoria, principalmente os vigilantes que prestam serviço na Secretaria de Saúde que o GDF está com a intenção de reduzir em até 25% as condições contratuais nas áreas de segurança privada e limpeza. Isto significa simplesmente demissão de trabalhador.
O Sindicato já está na luta para defender o emprego e encaminhou correspondência diretamente ao governador Rollemberg alertando que essa medida, além de colocar em risco o patrimônio e a vida de usuários e funcionários da saúde, também tem graves consequências na questão social com o desemprego de pais e mães de família.
Veja a seguir o teor do ofício enviado ao governador:

Brasília, DF, 1º de setembro de 2016.

Excelentíssimo Senhor,
Rodrigo Rollemberg
DD. Governador do Distrito Federal

Excelentíssimo Senhor Governador,

É com grande preocupação que o Sindicato dos Vigilantes no Distrito Federal se dirige à V. Exª para tratar de questões cruciais para a garantia da segurança das unidades da Secretaria de Saúde do DF.
Temos informações que o Diretor de Apoio Operacional/COINFRA/SULIS/SES, senhor George Luiz Costa Carvalho, encaminhou correspondência aos diretores de Empresas de Segurança Privada e também aos diretores de Empresas de Asseios e Conservação convocando uma reunião, a pedido do Subsecretário de Logística e Infraestrutura da Saúde, para tratar de “supressão de até 25% das condições contratuais e esclarecer o andamento do procedimento licitatório de Limpeza e Vigilância”, conforme consta no referido documento.
Senhor Governador, a área da Saúde do Distrito Federal já vem trabalhando com déficit de segurança privada, situação essa que tem causado inúmeros conflitos, colocando em risco a segurança de pacientes, médicos e demais funcionários. É um setor que exige uma vigilância constante e permanente para defender o patrimônio e as vidas que circulam em hospitais, Upas, Centros e Postos de Saúde. Trabalho esse exercido pelos vigilantes com maestria, profissionalismo e compromisso e em inúmeras ocasiões os profissionais de saúde, principalmente os médicos, já se pronunciaram sobre a importância dos vigilantes nas unidades de Saúde e mais, da impossibilidade de trabalhar sem esses profissionais ou com número reduzido deles. Portanto, senhor Governador, não é uma suposição, é uma realidade amparada na mais absoluta verdade dos fatos.
Nesse sentido, vimos apelar a V. Exª para rever essa intenção, pois temos certeza que se tal fato se concretizar, estará instalado o caos nas unidades de Saúde. Sem falar da questão social que tal medida provocaria com a demissão de centenas de pais e mães de família e que soa, neste momento, como uma imensa crueldade, pois além de desempregar, coloca a população usuária do sistema e profissionais de saúde em situação de risco.
Temos a convicção que V. Exª, imbuído dos nobres propósitos de governar para os setores mais fragilizados da sociedade, que contam com o Estado para a garantia de sua cidadania, usará de toda a sensibilidade que o cargo requer para a não concretização dessa medida de redução do quadro de vigilância na Secretaria de Saúde.
Colocamo-nos à disposição de V. Exª para quaisquer esclarecimentos acerca do assunto, principalmente para buscar uma solução que preserve o emprego dos trabalhadores de segurança privada da Secretaria de Saúde do DF e demais terceirizados.
Ao ensejo desta, apresentamos a V. Exª nossas saudações respeitosas.

Atenciosamente,

Jervalino Rodrigues Bispo